Gisele Bertoni é pedagoga e vai dividir um pouquinho do conhecimento dela conosco.
Segue o primeiro texto dela, aproveitem.
Estimular
ou não estimular, eis a questão!!!!
Junto com esses pais, nascem as dúvidas do que e
quando fazer as coisas com esse bebê e essa tarefa não é fácil!
Hoje, falaremos um pouco sobre como estimular seu
filho desde o nascimento, sem prejudica-lo.
Os bebês nascem de olhos abertos, como quem diz:
“Quero desbravar esse mundo!”. São
curiosos e como nós educadores dizemos,
são flores prontas a desabrochar, basta regá-las e dar tempo ao tempo. E
os pais tem papel ativo nessa fase dos filhos.
A criança tem sido, desde o começo do século XX,
objeto de estudo em relação ao comportamento, aspectos da sua vida psíquica,
seu desenvolvimento e a concepção de inteligência.
Elas nascem com neurônios a mais que não serão
utilizados na vida adulta e com o tempo abrem se as janelas das habilidades
como dizem os neurocientistas.
Então quer dizer que quanto antes à criança
aprender as coisas melhor? Os neurocientistas dizem que não e nós educadores endossamos,
pois cada coisa tem seu tempo.
Não adianta você querer ensinar letras para uma
criança de até 2 (dois) anos que está na fase sensório motora (estágio que vai
desde o nascimento até 2 anos de vida da criança, segundo Piaget). Durante os
primeiros anos de vida que o bebê primeiramente percebe o mundo e atua nele,
onde coordena as sensações vivenciadas junto com comportamentos motores
simples, juntando o sensorial a uma coordenação motora primária. O bebê tem
sensações e descobre o mundo através do deslocamento de seu corpo. Há uma
interdependência em perceber o mundo e atuar nesse mundo.
Com isso, nessa fase o importante é estimular a motricidade, o manuseio de materiais concretos e dar muito, mas muito carinho, principalmente porque nós (mães) somos o primeiro contato com o mundo exterior. Nesse período, os bebês desenvolvem a capacidade de reconhecer a existência de um mundo externo a eles, tendo autonomia para explorá-lo e construir sua percepção de mundo.
O estímulo pode ser realizado através de um brinquedo, de brincadeiras, de jogos, de exercícios e várias outras técnicas beneficiando o potencial cerebral da criança, desenvolvendo assim seu lado físico, emocional e intelectual.
Com certeza, uma criança bem estimulada na primeira infância se desenvolverá não só cognitivamente, mas se tornará seguro emocionalmente e terá subsídios para lidar com o próximo e tomar decisões na vida adulta.
Espero que tenham gostado. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário